segunda-feira, 15 de junho de 2009

Surto I: Doutores de Spinoza



“Spinoza diz que tudo o que existe são encontros e a capacidade de você afetar e ser afetado por esses encontros. Se esses encontros aumentam a minha potência de ação eu experimento a alegria. Se ao contrário eles diminuem a minha potência de ação eu experimento a tristeza. Então para esse autor, como para o Nietzsche, depois, posteriormente todos os sentimentos como a piedade, a caridade, as relações onde eu preciso submeter outra pessoa a alguma coisa são sentimentos ligados às paixões triste. A alegria ao contrário seria esse trabalho da potência de ação. E o que os doutores da alegria fazem na minha opinião é isso, eles são capazes de promover o que Spinoza chama de “boas misturas”. Que é trabalhar esse encontro respeitando a essência do outro e aumentando essa potência” Morgana Masetti Mestre em Psicologia e coordenadora do Centro de Estudos do Doutores da Alegria.