quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

[antigo e recuperado] "Democratizar expectativas" por Heloisa Buarque de Holanda


"Participando, em 2004, de uma mesa no Seminário Cultura e Desenvolvimento, o Ferréz, indignado, disse: ainda que eu escreva prioritariamente para minha comunidade, não quero minha literatura no gheto. Quero entrar para o cânone, para a história da literatura como qualquer um dos escritores novos contemporâneos. E não acho também que minha comunidade deve se limitar à minha literatura, ela tem o direto de ter acesso ao Flaubert. Foi a isso que chamei anteriormente de “democratização de expectativas” para a qual talvez nós, intelectuais e artistas de classe média, ainda não estejamos preparados. Na nossa fantasia perversa aceitamos que o pobre sonhe com um Nike, mas não com Flaubert."

Texto: Intelectuais X marginais do site: http://www.heloisabuarquedehollanda.com.br/?p=636&cat=0