Partir da lógica de defesa de uma singularidade pressupõe a inevitável pergunta: resguardar a cultura de quê ou de quem? A lógica da “defesa” parece reatualizar o princípio de conservação de uma essência culturalista ficticiamente pura. Dentro deste esquema de defesa do que “é” cearense o que seria, por exemplo, essencialmente "nossa" música?


O som das bandas cabaçais?

O eletro punk do Montage?

Ou a ditadura do forró-acrobático?
Nessa nossa realidade latino-americana, onde elementos de pré-modernidade, modernidade e pós-modernidade se hibridizam, não fazem sentido as antigas classificações estanques entre o tradicional e o moderno, o erudito e o popular ou o legítimo e o “fabricado”. Sob o risco de aderirmos, ainda que sem perceber, a fundamentalismos puristas ou a novos-velhos romantismos nostálgicos que propõem o retorno à “verdadeira” – e fictícia- singularidade da cultura cearense.
Há ainda necessidade de enxergarmos a cultura não apenas como sinônimo [apenas] das artes. Neste sentido é inadiável o debate sobre a interlocução que ela estabelece com as diversas mídias e o cotidiano dos cearenses.
Se os gestores não perceberem essa intersetorialidade imediata entre secretarias ou ministérios continuaremos passando ao largo de processos significativos que promovem a interlocução entre a cultura, a mídia e a educação. Numa sociedade onde a aquisição do conhecimento está cada vez mais descentrada – mas não fora- do livro e da escola é fundamental a adesão às novas tecnologias. Não que a simples incorporação das mídias nas pautas culturais vá por si promover transformações estruturais na sociedade mas no sentido de promover processos criativos e críticos para, com e através dos meios.
Há ainda necessidade de enxergarmos a cultura não apenas como sinônimo [apenas] das artes. Neste sentido é inadiável o debate sobre a interlocução que ela estabelece com as diversas mídias e o cotidiano dos cearenses.
Se os gestores não perceberem essa intersetorialidade imediata entre secretarias ou ministérios continuaremos passando ao largo de processos significativos que promovem a interlocução entre a cultura, a mídia e a educação. Numa sociedade onde a aquisição do conhecimento está cada vez mais descentrada – mas não fora- do livro e da escola é fundamental a adesão às novas tecnologias. Não que a simples incorporação das mídias nas pautas culturais vá por si promover transformações estruturais na sociedade mas no sentido de promover processos criativos e críticos para, com e através dos meios.

Talvez um dos passos mais significativos de fomento desta nossa “pobre prima” seja a compreensão de que as culturas cearenses não cabem na cultura cearense, pelo menos não no singular.