sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Próxima parada: Tropicalismo

“Viva Iracema ma ma. Viva Ipanema ma ma”



Na disciplina de “cultura brasileira” o próximo movimento cultural que trabalharei será o tropicalismo [ou a tropicália, como prefere Caetano]. Inicio a jornada de degustações com o Maestro que fez o Arranjo da música que deu nome ao movimento: Júlio Medaglia.


CULT- Qual o legado do tropicalismo?
JM – O tropicalismo foi comportamento, revoluções, idéias diferentes. Mexeu na política, mexeu no comportamento. Você ouve a musica hoje, é boa música. Ela resistiu. Não era só gracinha. Muita gente acha que comportamento era imitar Carmem Miranda, mas não era. Houve vários acontecimentos ligados ao comportamento geral do tropicalismo; ele mexeu em todas as áreas. Era um movimento cultural, assim como o rock era. Só que vejo o Woodstock hoje e não consigo assistir até o final, de tão ruim que era aquela porcaria toda. Com exceções de Jimmy Hendrix, Janis Joplin, o suingue do Santana, o resto você começa a detestar aquilo tudo, Não tem conteúdo musical nenhum. Eu ouço Os Mutantes hoje e me arrepio. E não é porque eu vivi aquela época. Eu vivi o Woodstock também. Eu me emocionei com os dois na época, só que eu ouço Os Mutantes e acho uma maravilha; assisto o Woodstock e acho a maioria deles uns chatos.